Objetivo de um telecentro comunitário:
O objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadão.
Premissas:
Inserção do cidadão na sociedade da informação por meio da utilização de ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando a redução da exclusão digital e social.
Implantação de telecentro como um espaço público que permita ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das TICs, bem como com o Poder Público, por meio dos Portais de Governo Eletrônico.
Utilização de ferramentas (computadores, impressoras, conectividade e outros equipamentos audiovisuais e/ou multimídia), para uso em capacitações e atividades diversas ligadas à Inclusão Digital para todo o público alvo.
Atividades a serem desenvolvidas:
Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:
Uso livre dos equipamentos;
Acesso à internet;
Cursos de informática básica;
Curso de navegação na internet;
Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal;
Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro;
Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
Oficinas de alfabetização digital;
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